quarta-feira, 22 de outubro de 2008

A ordem dos tratores não altera o viaduto

Estava conversando com a Tutu hoje ( e não, eu não vou contar quem é a Tutu, parem de perguntar ), e contei para ela sobre o Seu Nilo, o jardineiro aqui da empresa.

O Seu Nilo é um homem muito sábio, que veio do interior de Pernambuco há muito tempo e, entre outras coisas, é o único homem que eu conheço que conheceu Deus pessoalmente.

Eu falo sobre isso mais tarde.

Mas a melhor coisa de conversar com o Seu Nilo é que, além de sábio, ele é filósofo. Então, é sempre gratificante quebrar a rotina do escritório, pegar um café expresso na máquina e dar uma escapadinha para o jardim, onde o Seu Nilo estará mastigando um cigarrinho de palha, sempre pronto para dividir seu conhecimento.

O detalhe é que Seu Nilo, como homem simples e iletrado do interior de Pernambuco, gosta de "adaptar" os ditos populares e expressões idiomáticas, o que sempre traz muito mais charme à suas intricadas colocações.

Seu Nilo, por exemplo, é dono da expressão "Não vamos colocar os bois na frente dos carros", e eu desafio qualquer um a tentar entender o sentido dessa frase.

Mas como eu ia dizendo, conversando com a Tutu eu falei essa expressão do Seu Nilo, e ela me mandou um texto chamado "A ordem dos tratores não altera o viaduto", contendo basicamente variações desses ditados.

É uma pérola melhor que a outra:

(Única marcação de autor que eu encontrei é que teria sido feito por Fla Wonka).

Afetivo na empresa

Quem liga de ser efetivo no emprego, oras? Eu queria mesmo é ser afetiva, que ter uma ligação emocional com o trabalho deve ser bom demais.

Casa germinada

Imagina a cena: a gente bota uma sementinha de casa na terra, rega bem, aduba e, num belo dia, consegue germinar uma moradia nova! Acho que vou plantar um sobrado... Geminado, talvez...

Dente do cisne

Não sei por que o dente mais chato do mundo se chama do siso, mas é muito mais bacana tratá-lo como do cisne. Vai ver o pessoal o acha parecido com esse pato-com-mania-de-grandeza.

Estado de goma

Essa eu ouvi de uma vizinha da minha mãe. Ela estava contando que o marido tinha tido um problema grave de saúde e ficou, bem, quaaase em estado de coma.. Foi preciso muito controle pra engolir o riso, mesmo com notícia tão triste.

Trocar o fuzil

Quando a energia sumia de casa lá na cidade onde nasci, era batata: o fusível tinha queimado. Mas a graça maior era ouvir a versão dos conhecedores de armas sobre o problema!

Chuva de granito

Cubram seus telhados com chapas de aço, gente! Porque se a chuva de granizo virar mesmo uma chuva de granito, o mundo como o conhecemos vai mudar em dois pinguinhos.

Libras estrelinhas

Vai dizer que a moeda corrente no Reino Unido não fica muito mais meiga e agradável de falar com essa troca? Abaixo as esterlinas, viva as estrelinhas! E a impagável contra-cultura popular!

Lei de Smurf

Conhecem a Lei de Murphy? É aquela que diz que, se uma coisa tiver a mínima possibilidade de dar errado, ela dará. Bom, nesse caso deu mesmo. Mas ficou bem mais divertido pensar numa lei tão pessimista criada por meigos homenzinhos azuis.

Raios ultraviolentos

Que os raios ultravioletas são nocivos para os humanos, todo mundo sabe. Mas quando eles ficarem assim, ultraviolentos, daí é melhor a gente começar a sair de casa usando luvas de boxe, hein?

Poção de fritas

Que graça tem pedir ao Seo Garçom uma porção de batatas, ora? A partir de agora, eu só chamo o moço para requisitar uma poção de fritas... E espero mesmo que, na cozinha, tenha alguém vestido de alquimista para preparar o feitiço culinário...

Pane de barata

Tem gente que desenvolve pane de barata, pane de rato, pane de aranha... Eu tenho PANE de sapo, sabiam? Ah, vai ver a pessoa que inventou isso não tem pânico de nada, mas uma verdadeira paralisação mental de pavor, caramba.

Tapar o sal com a peneira

Tapar o sol com a peneira é uma expressão que significa “desista, amigo, isso não vai dar certo”. E o que dizer de tentar tapar o sal com a tal da peneira??? Será que o usuário da frase não percebeu que isso nem sequer faz sentido?

Problema de úrsula

Pois então: eu tenho gastrite séria, quase uma úlcera. Mas depois de conhecer a versão com a úrsula, adotei para todo o sempre. É que, se for para reclamar de dor, que seja fazendo graça com esse nome feminino danado de bacana.

De vento em polpa

Assim como a garota fofa que mandou essa para o e-mail do Garotas, eu fico imaginando um barquinho navegando num mar de suco de manga ou morango... Nada melhor que pensar nas coisas que deveriam correr de vento em popa ganhando um cenário tão mais criativo...

Beber um anti-asiático

Quem, em sã consciência, preferiria ingerir uma pastilha de anti-ácido podendo fazer o mesmo com um anti-asiático? Se bem que os povos da Ásia podem ficar ofendidos com a criação de um remédio para mantê-los afastados, não?

Assustar o cheque

É um clássico! Mas se todas as pessoas que decidem sustar um cheque passassem mesmo a assustar as pobres folhinhas que valem dinheiro, trabalhar no setor de compensação dos bancos ia ser formidável! “Outro dia de trabalho... Venham aqui, cheques... Bu!”.

Ralar a carlota do carro

Acontece, né? Você vira a direção sem calcular direito a distância e pronto: a calota do automóvel ganha um belo arranhão. Da próxima vez que isso acontecer, tenta deixar a situação menos chata chamando o artigo de carlota... Capaz até de ficar um episódio engraçado.

Chupar o pau da barraca

Mais um que inventou a moda porque não pensou “diabos, essa metáfora não faz sentido algum”. E o que a nova expressão ficou pornográfica, então? Se chutar o pau da barraca já era coisa de gente sem noção, o que dizer de quem preferia chupar o talzinho...

Quem quiser contribuir, mandando mais expressões, sinta-se livre.

Abraços,

Neo

Quem quiser contribuir, mandando mais expressões, sinta-se livre.

Abraços,

Neo

Um comentário:

Nícolas Schwingel disse...

Oi, eu vi sua postagem hoje, 26/09/2020, 12 anos após você postar, nem sei se você vai "estar vivo" hoje em dia, mas eu só queria falar que achei bem interessante essa página! Eu tenho 13 anos...