quarta-feira, 1 de outubro de 2008

A necessidade do Dízimo

Eu tento respeitar a Fé evangélica. Tento mesmo. Mas tem horas que simplesmente eu não consigo me conter.

Olhem essa pergunta feita por um tal de “Jose” no Yahoo respostas, e algumas “pérolas” escolhidas para ilustrar o quanto a religião pode ser prejudicial para a mente de uma pessoa:

Quem não paga o dizimo devia ter a sua conta salário bloqueada até a igreja ser ressarcida?

(Resposta da Joana F)

Primeiramente é importante entender que dizimo não se paga, mas entrega ou devolve à Deus 10% de tudo que ELE tem nos dado, para a manuteção de sua casa onde nos encontramos com nossos irmão, na COMUNHÃO, para adorarmos a Deus.

Alem disso, a minha entrega é feita pessoalmente junto ao altar, então não vejo o porque da conta salário ser bloqueada. Alem do mais Deus e compassivo e misericordioso, não é dono de banco que bloqueia nossa conta,cartão ou cheque quando estamos devendo,mas a desobediência gera maldição.

Comentário do Neo:

O dízimo é DEVOLVER a Deus 10% do que ele nos dá. Ou seja, é acreditar que Deus é um agiota, que tudo que ele nos dá não é por amor, e sim para receber “sua parte”. É interessante também notar que, dentro dessa mesma fé, Deus é o criador de todo o universo, é Onipotente, é Onisciente e é Onipresente. Nem uma folha de árvore cai se Deus não quiser.

Mas mesmo assim, ele precisa de 10% do seu salário.

Espantoso.

(Resposta de Marcia)

A Bíblia nos orienta a entregar o dízimo:

"Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes." Malaquias 3:10
Comentário do Neo:
O evangélico sempre gosta de colocar um versículo bíblico para justificar as escolhas que faz.
Malaquias 3:10 é a versão do “Deus ama o pecador, mas abomina o pecado”, tradicionalmente usada para justificar o preconceito.
Aplica-se aqui o mesmo questionamento do comentário anterior. Um Deus infinitamente poderoso, mas que ainda precisa do dízimo.
E que, provavelmente, não “vos dará benção” a menos que você continue contribuindo.
(Resposta de Fabio J)
Você precisa estudar mais pra fazer suas perguntas, dizimo você não paga, você devolve. O dizimo pertence a Deus, por isso você devolve. Agora, se o pastor que o recebe tá fazendo mal uso, ele vai se ver com Deus. ESTUDE!!!
Comentário do Neo:
Essa foi, de longe, minha resposta preferida.
Note que ele afirma, AFIRMA que o dízimo é de Deus, você está literalmente devolvendo uma grana que ele te emprestou!
Deus, o criador de tudo que existe, PRECISA de 10% do seu salário.
Mas o meu preferido, e o fato dele teoricamente mandar o autor da pergunta ESTUDAR. O sujeito ACREDITA que DEUS precisa de DINHEIRO e é o OUTRO que precisa ESTUDAR!
E um sujeito desses ainda acredita que está certo.
Talvez seja verdade, deve ser o final dos tempos mesmo.
Abraços,
Neo

3 comentários:

Anônimo disse...

E além de tudo acham que um Deus onipotente, onisciente, onitudo, precisa de dinheiro. É o fim.

Anônimo disse...

Ih, Neo! Você vai queimar no inferno por toda a eternidade. Hehehehehehehe...

Pô, Neo! Só posta o que lhe convém? Huahuahuahuahua... Ai, ai... É questão de entendimento, meu caro. Não é BEEEEEEEEEEEM assim que os evangelicos dizem. E eu digo que sou dizimista e me orgulho disso. No entanto, nunca falta nada em minha casa. É questão de cada um seguir o que se sente bem (clichê, mas...)

Adicionarei seu blog nos meus favoritos. E sucesso com ele!

Beijo!

Taty Sputnik

Anônimo disse...

Saudações...


Dízimo.
Antes de qualquer coisa precisamos saber o seguinte:
Qual era a sua finalidade?
Aplica-se aos Cristãos?

Qual era a finalidade do dízimo?
O mandamento de dar o dízimo fazia parte da Lei que Deus transmitiu às doze tribos do Israel antigo há mais de 3.500 anos. Essa Lei decretava que se devia dar a décima parte dos produtos do campo, dos frutos das árvores e do aumento das manadas , ((( NOTEM =>)) {{{ para a tribo de Levi}} , a fim de mantê-la no serviço do tabernáculo. — Conforme mostra os textos, a tribo de Levi tinha por herança as décimas partes. Levítico 27:30, 32; Números 18:21, 24.

A Lei não especificava uma punição por se deixar de dar o dízimo, mas cada israelita estava sob forte obrigação moral de apoiar a adoração verdadeira dessa forma. De fato, Deus acusou os israelitas que negligenciavam o dízimo nos dias de Malaquias de ‘roubá-Lo nos dízimos e nas ofertas’. (Malaquias 3:8, Bíblia na Linguagem de Hoje)

Em resumo, o dízimo servia especialmente para manter os levitas, pois eles não tinham terra por herança assim como os demais, pois cuidavam unicamente do tabernáculo. Embora não existisse uma punição contra quem não dava o dízimo, aquele que deixava de dar era considerado com uma ladrão.

Aplica-se aos Cristãos?
Bem conforme vimos o dízimo era para manter os levitas pois cuidavam das necessidades e serviços do templo. Ainda nos dias de Jesus os sacerdotes faziam suas contribuições (dízimo). Conforme o texto. (Mt 23:23; Lu 11:42) Nos dias de Jesus AINDA ESTAVA EM VIGOR O PACTO DA LEI. Pois os SACERDOTES LEVITAS AINDA CONTINUAVAM A SERVIR NO TEMPLO. Porém, depois da morte de Cristo, muitas coisas que os judeus estavam obrigados a fazer foram abolidas. Conforme Efésios 2:15 Por meio de sua carne (de Jesus), ele aboliu a inimizade, a Lei de mandamentos. . . Não estamos mais debaixo da lei de Moisés conforme Romanos 6:14. Mudou-se a Lei (Hebreus 7:12) E conforme Romanos 10:4 Cristo é o fim da lei. De pois da morte de Cristo EM NENHUM LUGAR ORDENA-SE QUE SE DÊ O DÍZIMO.

Significa isso que não precisamos dar mais nada? CLARO QUE PRECISAMOS!!! MAS SEGUNDO O QUE A PESSOA TEM E NÃO SEGUNDO O QUE A PESSOA NÃO TEM, é isso que diz a bíblia: (2 Coríntios 8:12) . . .Pois, se houver primeiro a prontidão, é especialmente aceitável segundo o que a pessoa tem, não segundo o que a pessoa não tem.

Nos versículos a seguir Paulo explica que uns podem dar mais outros podem dar menos... contrabalançando assim a falta de um. Em nenhum momento ele diz: “deve-se dar a décima parte”. Não.. Ao contrário ele finaliza com as palavras: (2 Coríntios 9:7) . . .Faça cada um conforme tem resolvido no seu coração, não de modo ressentido, nem sob compulsão, pois Deus ama o dador animado.

Sim, faz-se necessário que os cristãos contribuam financeiramente porque há custos envolvidos como água, luz, material de limpeza, material de higiene e etc. Uns podem dar pouco e outros podem dar mais... até mesmo além dos 10%... Mas, sempre lembrando que Deus ama o dador animado.. e que nossa oferta deve ser segundo o que você tem e não segundo o que não tem.