terça-feira, 30 de setembro de 2008

O Iogurte do Demonho


O pessoal do Yahoo Respostas - Categoria Religião e Espiritualidade, já me conhece (eu acho).
Eu tenho uma secretária do lar que é evangélica e, como dá pra imaginar, isso significa uma fonte quase inesgotável de comentários racistas, intolerantes e discriminatórios por parte dela, porém minha esposa já me proibiu de entrar em discussões ou tentar explicar qualquer coisa para ela, pois hoje em dia está difícil achar alguém que arrume o apartamento e passe roupa no mesmo dia.
Mas de tempos em tempos ela sempre faz algum comentário que me OBRIGA a réplica pois, quando descobriu que eu era ateu (nem tentei explicar que eu era agnóstico, porque ela não ia entender mesmo), tenta me converter a qualquer custo.
Ontem, ela me viu pegando um Activia na geladeira, e falou "Seu Neo, não toma esse negócio não, que isso é coisa do Demonho".
Eu pisquei os olhos duas vezes, olhei para o iogurte, olhei pra ela, lembrei do YR e abrindo um sorriso, falei simplesmente:
- Cuma?
- O pastô falou que esse negócio aí é do Demonho. Porque aí dentro tem uns bichinhos que foi o homem que criou. E o que não vem de Deus, vem do Diabo. Porque só Deus pode criar vida, o homem não pode.
- Certo. E porque o Diabo perdeu tempo criando o BICHINHO DO IOGURTE???
- Porque esses bichinhos na verdade são demonhos, que aí entram no seu corpo e fazem você se afastar de Deus. E desculpa a franqueza, seu Neo, mas eu acho que é por causa desse negócio aí que o senhor não acredita em Deus.
Eu queria contra argumentar, mas minha esposa entrou na cozinha, mudou o rumo da conversa e me deu um olhar que significava "fica de boca fechada e vai embora trabalhar" (quem é casado sabe que as esposas conseguem falar frases inteiras com um simples olhar).
Concordei. Peguei minha mala e me aprontei pra sair.
Mas eu estava com os demonios do iogurte no sangue, então não resisti. E falei:
- Marli, você dá Yakult pros seus filhos?
- Dou, sim senhor. Uma vez por semana a moça passa vendendo em casa, e eu compro uma cartela.
- E eles gostam?
- Adoram. O menorzinho até leva no lanche.
- Bom, Marli... Acontece que no yakult tem os MESMOS bichinhos que tem no Iogurte.
A mulher ficou branca, parou o que tava fazendo e falou:
- Misericordia! Nem brinca com uma coisa dessas!
- É verdade, Marli. Esses "demoninhos" chamam lactobacilos, e tem no yakult também.
Não olhei para minha esposa, porque eu sabia que o olhar dela não seria amistoso. Mas fiquei com dó da Marli, e decidi explicar, de uma forma que ela pudesse entender. Falei:
- Olha Marli, seu pastor tá enganado, quem criou esses bichinhos não foi o homem. Foi Deus. Só Deus pode criar a vida, lembra? O que os homens fizeram foi estudar muito, mas muito mesmo, pra descobrir que esses bichinhos fazem bem pra saúde, e por isso colocaram no yakult e no iogurte, entendeu? Não tem problema nenhum em tomar, esse negócio de diabo só existe na cabeça de quem acredita.
- O senhor acha mesmo?
- Acho. Mas eu não sei de nada, pergunta pro teu pastor.
E sai pra trabalhar. Vamos ver semana que vem, o que o pastô diz sobre isso.

Quem sou eu?


Quem sou eu?

O que dizer sobre mim?
Sou formado em Administração de Empresas e em Comércio Exterior. Sou Pós Graduado em Comércio Exterior e em Marketing. Tenho MBA em Comércio Exterior e em Gestão Estratégica de Negócios, e estou fazendo Mestrado em Supply Chain.

O que tudo isso quer dizer? Que eu perdi um bom tempo em salas de aulas, para conseguir diplomas que comprovassem o que eu aprendi na prática. Que eu tive oportunidades que a maioria dos brasileiros não teve. E que isso não faz de mim melhor do que ninguém.

Fui batizado na Igreja Católica, fiz Primeira Comunhão, Catecismo e estudei em escola religiosa até a 8ª Série. Me interessei pelo assunto e comecei a estudar as outras religiões, e vi que no fundo são todas iguais. Todas tem um Deus “bom” e um “inimigo”, e vi que o cristianismo, principalmente, não passa de uma compilação de várias outras religiões.

Enfim, algo criado pelo homem, para explicar o inexplicável.

Hoje em dia, não sou uma pessoa religiosa. Eu não rezo pedindo perdão ou agradecendo pelas coisas que acontecem. Eu não fico esperando que Deus me dê tudo de bandeja. O que eu consegui, ralei para conseguir, e não dou crédito a amigos imaginários por isso.

Também não me considero ateu. Gosto de pensar em mim como um Agnóstico. E não por querer ficar “em cima do muro”, como muitos pensam, mas simplesmente porque não consigo provar que Deus NÃO exista.

Eu não acredito, nem por um minuto, no Deus Bíblico, no Deus que exige ser adorado, no Deus que sacrifica o próprio filho.

Acredito em um ser “superior”, que deu a origem ao Big Bang, que é responsável pelo funcionamento racional da Natureza.

Você pode chamar isso de “Deus”, mas também pode chamar de “Força”.

Nesse caso, só tenho uma coisa a dizer.

Que a Força Esteja com Você.